A maior parte das patologias relacionadas ao pé tem ligação com impactos e traumas, ou esforço repetitivo. Dentre algumas delas estão a fascite plantar, fraturas e joanete. Leia mais sobre ortopedia do pé:

O pé é constituído por 26 ossos, divididos em três partes, sendo elas:

- Tarso: parte que liga o pé aos ossos da perna;

- Metatarso: parte mediana, comparada ao metacarpo nas mãos;

- Dedos: compostos por catorze falanges (proximal, média e distal);

Os músculos presentes no pé podem ser extrínsecos, ou intrínsecos. Os músculos extrínsecos são aqueles que têm origem na parte inferior da perna, já os músculos intrínsecos são os que estão no dorso e na planta do pé. Além disso, o pé também é composto por tendões e nervos.

A maior parte das patologias relacionadas ao pé tem ligação com impactos e traumas, ou esforço repetitivo. Dentre algumas delas estão entorse de tornozelo; fascite plantar; fraturas; joanete; lesão do tendão de Aquiles; pé chato e tendinite:

Entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo é comum: no Brasil são registrados cerca de dois milhões de casos por ano. A luxação é o deslocamento do osso da articulação, fazendo com que ele fique ‘fora do lugar’. O paciente que torceu o tornozelo sentirá dor, inchaço e dificuldade de movimentar o local. O tratamento para entorse de tornozelo é feito com aplicações de compressa de gelo, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e repouso. Nos casos mais intensos o médico especialista poderá encaminhar o paciente para sessões de fisioterapia e sugerir o uso de órtese para imobilizar o tornozelo. Apenas nos casos mais graves é feita cirurgia (artroscopia).
Fascite plantar
A fascite plantar é uma inflamação de um tecido presente no pé, chamado de ‘fáscia plantar’. O processo inflamatório ocorre na faixa que liga o osso do calcanhar aos dedos, causando forte dor na área próxima ao calcanhar. O paciente também pode sentir sensibilidade ao toque, queimação, ou rigidez no local. O tratamento para fascite plantar é feito com medicamentos anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos do pé e uso de órtese. Em poucos casos sugere-se a cirurgia.
Fratura
A fratura de um osso do pé pode ocorrer por impacto ou por estresse, rompendo ou trincando o osso. Uma fratura é facilmente identificada ao apalpar a região afetada. O paciente com um osso fraturado irá sentir dor, inchaço, incapacidade de movimentar o pé, hematomas, além de apresentar uma possível deformidade, resultado do osso quebrado.

O tratamento para fraturas do pé é feito com imobilização (gesso). A cirurgia só é feita em casos nos quais não há o alinhamento esperado dos ossos. Além do gesso, o paciente irá fazer o uso de medicamentos para o alívio da dor e da inflamação gerados pela fratura. Após a remoção do gesso o paciente poderá ser encaminhado para sessões de fisioterapia.

Joanete

O joanete, também chamado de hálux valgo, é uma saliência que ocorre na articulação do dedão do pé. O paciente que tem joanete apresenta sintomas como dor, inchaço e rigidez no local, além de deformidade óssea.

O joanete é um tipo de patologia que pode ser tanto congênita, quanto adquirida: nos casos congênitos o paciente já nasce com a predisposição a ter joanete. Já nos casos adquiridos, a doença está relacionada ao uso de sapatos apertados e traumas na região.

O tratamento para joanete é feito com o uso de sapatos confortáveis, protetores para o joanete, uso de medicamentos analgésicos e aplicações de gelo. Em casos mais graves é realizada cirurgia óssea.

Lesão do tendão de Aquiles

A lesão do tendão de Aquiles é uma ruptura do tendão que costuma ocorrer durante a prática de esportes de impacto como a corrida e o futebol. O paciente que sofre uma lesão do tendão de Aquiles sente, imediatamente, dor na região e dificuldade de andar. Além disso, ele também poderá sentir dor, inchaço e rigidez na região, e apresentar hematomas na panturrilha. O tratamento conservador envolve o uso de órtese no calcanhar associado a medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, e compressas de gelo para que haja a cicatrização da lesão. Nos casos mais graves é feita intervenção cirúrgica.

Pé Chato

O pé chato é a condição na qual o paciente não apresenta a curvatura natural dos pés, fazendo com que o pé seja completamente apoiado no chão, quando apenas o calcanhar e a ponta do pé deveriam ser apoiados. O pé chato pode ocorrer em três situações: na infância, devido a lesões no pé, ou devido a desgastes naturais relacionados ao envelhecimento.
A patologia normalmente não apresenta sintomas, porém alguns pacientes relatam dor nos pés. O tratamento para pé chato é feito com sapato e palmilhas ortopédicas, sessões de fisioterapia e exercícios, principalmente de alongamento. A cirurgia é indicada apenas em casos mais graves, quando o pé chato atrapalha o caminhar, ou causa fadiga dos músculos por esforço excessivo.

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões que costuma atingir pés e tornozelos. Ela está relacionada à sobrecarga, traumas, doenças autoimunes e problemas biomecânicos. O paciente com tendinite sente dor e inchaço na região afetada, além disso, a área pode ficar vermelha e quente.
O tratamento envolve aplicação de gelo no local, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar os quadros de dor e inflamação. O tratamento também inclui fisioterapia e exercícios para o aquecimento dos tendões, para que haja o alívio da dor e a melhora dos locais inflamados, ajudando no processo de reabilitação do paciente.

Mais Informações

É importante que o paciente consulte um médico especialista ao perceber qualquer alteração na região dos pés: o especialista irá diagnosticar o quadro e definir qual é o tratamento mais adequado. Evite automedicação.

Clínica Memorial

Av. Santo Antônio, 53
Jardim Nomura - Cotia - SP
CEP: 06716-710

Fone:
(11) 4616-0406 (WhatsApp)
(11) 4148-8843
(11) 4148-2572
(11) 4206-4376

Fax: (11) 4148-2572

Horário de atendimento

Atendimento médico
Segunda a sexta - 08h00 às 18h00

Fisioterapia
Segunda a sexta - 08h00 às 18h00

Academia
Segunda a sexta - 08h00 às 20h00

Responsável Técnico

Dr. Luis Antonio Buendia
CRM: 79752
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia da mão

Dúvidas?

Fale com um de nossos atendentes.

Por telefone:
(11) 4616-0406 (WhatsApp)
(11) 4148-8843
(11) 4148-2572
(11) 4206-4376

Ou clique aqui e faça sua pergunta.